Cuidados com o pet no verão

Cuidados com o pet no verão

19/12/2023 14:33

O verão está chegando! Confira algumas dicas importantes para você aproveitar a temporada da melhor forma com o seu amigo!

Horário de passeio: com as altas temperaturas e sensação térmica, opte por realizá-los em horários mais frescos do dia, como no início da manhã e final de tarde.  Lembre-se de levar água e oferecer durante o passeio. É muito importante, também, cuidar com a temperatura do asfalto, muitos podem fazer queimaduras nas patas devido ao calor do solo. Dê preferência por caminhadas na sombra e na grama.

Água sempre fresca: troque a água em casa com mais frequência para mantê-la sempre fresca. Você pode adicionar cubos de gelo no pote para ajudar a refrescar. Caso o pote de água fique no pátio, certifique-se de deixá-lo na sombra.

Atenção com a tosa: raças que possuem subpelo (ou pelagem dupla), como por exemplo o Chow Chow e Spitz Alemão, não devem ser tosadas. Essa subcamada de pelo serve como uma proteção térmica para o animal, tanto no verão como no inverno. Quando são tosados na máquina eles perdem a capacidade de isolamento térmico e podem apresentar quadros de dermatites e alopecia, que é a ausência de pelos temporária ou permanente. Já as raças que não possuem essa proteção, como por exemplo, Lhasa Apso, Poodle, Shih Tzu, Yorkshire, entre outras, podem se beneficiar muito com a tosa para se refrescar nas altas temperaturas.

Proteção em dia contra pulgas, carrapatos e mosquitos: o verão é a época de maior proliferação desses parasitas devido ao calor, então deve-se redobrar os cuidados para evitar doenças como babesiose, erliquiose, leishmaniose e outras dermatites. Fique atento a validade do método de prevenção que você utiliza (coleiras ou comprimidos) para não deixar seu pet e sua família desprotegidos.

Cuidado redobrado com cães braquicefálicos: raças com o “focinho achatado”, como Bulldog Inglês e Francês, Shih Tzu, Pug, Boxer e Pequinês, possuem uma dificuldade maior em regular a temperatura corporal quando respiram no calor, podendo levar a quadros de hipertermia, que em situações extremas, podem causar episódios convulsivos e óbito. Mantê-los em temperaturas amenas, com ajuda de ar-condicionado (tanto em casa quanto no carro) é um dos cuidados mais importantes, assim como não incentivar exercício e caminhadas em horários muito quentes.