Artrose em cães e gatos

27/02/2024 09:34

A doença articular degenerativa, mais conhecida como artrose, é uma enfermidade muito comum observada na rotina clínica veterinária, tanto nos cães como em felinos.
É uma enfermidade crônica e progressiva, que causa alterações degenerativas nas articulações.
Ela pode ser ocasionada pelo envelhecimento natural da cartilagem ou em resposta a alguma anormalidade que cause instabilidade articular, como por exemplo uma fratura óssea, lesão do ligamento cruzado do joelho, luxação de patela, obesidade, excesso de atividade física, entre outros.
Todas essas alterações geram instabilidade articular e iniciam o processo de degradação da cartilagem.

Por isso, nem todos os animais que têm artrose são idosos. Temos observado, com bastante frequência, animais jovens com sinais de degeneração articular.
Fique atento aos sinais que seu pet dá, como passar muito tempo deitado, mancar, diminuir o ritmo dos passeios, marcha rígida, alteração na postura, dor ou inchaço nas articulações e perda de musculatura. E esses sintomas normalmente pioram no frio.
E qual seria o melhor tratamento?
Por ser uma patologia crônica e degenerativa, não temos como impedir que ela progrida, porém temos como minimizar seus efeitos e diminuir a velocidade dessa degeneração. É muito importante conversar com seu veterinário, pois cada caso é um caso e cada paciente deve ser tratado e avaliado de maneira individualizada.
Fisioterapia, acupuntura e suplementos mostram excelentes resultados, promovendo conforto e qualidade de vida para nossos amados pets.