Como a fisioterapia pode ajudar a prevenir lesões articulares no seu pet

Como a fisioterapia pode ajudar a prevenir lesões articulares no seu pet

29/01/2024 11:18

A fisioterapia tem um papel fundamental na prevenção de doenças articulares, visando o fortalecimento muscular, a melhora da flexibilidade e a saúde geral das articulações.

Uma musculatura forte ajuda a estabilizar as articulações e distribuir melhor o peso e o impacto durante o movimento, reduzindo a sobrecarga articular.

A hidroterapia é uma excelente opção para o fortalecimento muscular, pois além de promover uma boa amplitude de movimento, ajuda a reduzir o impacto nas articulações, melhorar a circulação na região e auxiliar no controle de peso.

O controle de peso é fundamental para evitar o desgaste articular, pois a sobrecarga nessa região pode iniciar um processo crônico, levando o paciente a desenvolver artrose.

O uso de suplementos como colágeno, condroitina, glucosamina e antioxidantes podem auxiliar na prevenção e progressão dessas patologias. O médico veterinário irá orientar sobre a necessidade de cada paciente, que pode variar de acordo com a raça, idade, nível de atividade física e histórico de saúde.

Lembre-se que uma dieta equilibrada, exercícios regulares, controle de peso e outras práticas saudáveis são essenciais para a prevenção de doenças articulares nos animais.